Talk with Joy |
Essa é uma das perguntas mais capciosas que sempre me fazem.
Pedindo licença...Só no sapatinho...pra responder.
Claro que todo aluno quando experimenta a oportunidade de interagir com um nativo tem aquele brilho nos olhos; uma mistura de fascinação, medo, antecipação e alegria. E assim deve ser, afinal, é pra isso que tanto estudamos a língua estrangeira. Para conseguir comunicar,viajar, conhecer, estudar, trabalhar, namorar, divertir-se...enfim.
Um nativo nasceu ouvindo a língua, cresceu e viveu falando a língua, é natural, é óbvio... a língua é falada assim, sem esforço...puuufff... como uma brisa de verão.
Portanto, se você tiver a possibilidade de interagir e conversar com um nativo: NÃO PERCA TEMPO! SE JOGUE. Fale, repita, erre... DIVIRTA-SE! Use tudo que você tem se matado de estudar! A sensação de entender e ser entendido é maravilhosa.
No entanto, estamos falando de um nativo e não necessariamente de um "professor". De um guia para seus estudos. De alguém que sabe do assunto. Alguém que estudou para SER professor!
Você acredita que todas as pessoas do seu país podem dar aula da sua língua nativa? Você acha que toda pessoa do seu país que nasceu falando, cresceu falando a língua e puuufff como uma brisa de verão sabe sobre metodologia, didática, ferramentas de educação e aprendizagem, sabe e compreende as dificuldades inerentes ao aluno na acquisição da língua? Dedica-se à pesquisa e aprimoramento profissional?
E por que seria diferente com os nativos da Língua Inglesa? Aqui fica a dica!
Esse nativo é professor mesmo ou decidiu vir para seu país, aconchegou-se e pah! Vou dar umas aulinhas pra fazer uns reales?!
Cuidado! Cuidado com os "cursos" de nativos que male male preparam suas aulas, que usam uma apostilinha, ou textos, filmes/vídeos! Procure um PROFESSOR !!! Um NATIVO que seja PROFESSOR. Aí eu tiro meu chapéu e dou a maior força.
Eu, por exemplo, não trabalho com Português para Estrangeiros porque EU não vivenciei ou aprendi minha língua mãe como uma estrangeira. Como compreender a dificuldade de uma pronúncia se para mim é como uma brisa de verão? Como compreender e estabelecer o caminho a percorrer se não conheço a via principal e muito menos as paralelas? Bravooo, para todos os meus pares que trabalham nessa área!
Mas Joy! Eu quero só bater papo, sabe?! Manutençãozinha.
Wait a minute, hun! Quem disse que nossas aulas de Manutenção não são preparadas, programadas para darem aquele brilho especial ao seu inglês? Afinal, ninguém quer entrar e sair de aula mais aula e nem ao menos se lembrar do que foi discutido e muito menos com aquela sensação de " não aprendi nada, de novo!".
Já quase saindo da roda de samba....
Nativos, os amamos. Agora, amamos mais ainda os PROFESSORES! Remember that.
Se você discorda. Por favor, entre na roda...só no sapatinho e compartilhe seus pensamentos.
Se você concorda... complemente com suas ideias.
E se você tem dúvidas, perguntas... EU AMARIA RECEBÊ-LAS!
Cheers, everybody!
No comments:
Post a Comment